Conheça os métodos de preparo de café

métodos de café

Existe muitos métodos de preparar o café e cada um deles apresenta uma bebida com características únicas. Confira alguns métodos:

Aeropress: é um dos métodos favoritos de quem gosta de praticidade, feito com água quente em alta pressão, resultando em uma bebida forte.

Chemex: esse método resulta em uma bebida limpa e pura, sendo realizada por meio de um filtro de papel grosso e circular, fazendo com que todos os óleos sejam absorvidos.

Syphon: também conhecida como Globinho é composto por dois globos de vidro. Na parte inferior coloca-se a água e na parte superior o pó do café. Quando a chama esquenta a água, o vapor sobe e o café entra em imersão, extraindo um café encorpado.

Moka: esse método produz um café mas encorpada e intenso. Para prepará-lo você deve adicionar água na base do equipamento e o pó deve ser inserido acima no compartimento adequado. Quando a água esquenta, ela entra em contato com o pó e ambos são impulsionados para cima.

Hario V60: esse método começa com o filtro sendo escaldado com água quente, para que as impurezas do papel sejam removidas. Quando escorre a água é preciso descartá-la. Após coloque o pó e derrame a água em temperatura de 92ºC a 96ºC. O resultado é uma bebida mais doce e suave.

Prensa Francesa: a filtragem é feita por meio da separação entre o pó e a água. Primeiro adiciona-se a água quente para deixar o recipiente com temperatura adequada e a descarta.

Em seguida coloca-se o pó e despeja-se a água. É preciso mexer a mistura e esperar alguns minutos para o processo de infusão acontecer. Após isso empurre o êmbolo e sirva. Essa técnica conserva todos os óleos essenciais produzindo uma bebida rica em aroma e suave.

Coador de pano: é um dos métodos mais consumidos pelos brasileiros, é uma maneira tradicional de preparar o café. O resultado é uma bebida cremosa e com muito sabor.

Conheça mais sobre a história do café

Deixe uma resposta