You are currently viewing Café: confira 5 curiosidades sobre esta bebida

Café: confira 5 curiosidades sobre esta bebida

O Brasil é considerado o maior produtor de café do mundo e o maior exportador. Confira abaixo algumas curiosidades sobre essa bebida tão apreciada pelo mundo.

Primeiro pé foi plantado no Pará

Isso mesmo ele não surgiu no Sudeste, que atualmente é umas das maiores regiões produtoras e sim no Pará. Foi plantado pelas mãos de Francisco de Melo Palheta, que foi até a Guiana Francesa em 1727 conquistar as primeiras sementes e trazer para o Brasil.

Avião e o café

O primeiro avião, o 14-Bis, invenção de Santos Dumont foi financiado pelos lucros do seu pai, Henrique Dumont considerado um dos primeiro “barões do café” do Brasil. Foi ali na fazenda que Dumont nasceu e criou as suas invenções.

Mulheres no café

Como em toda sociedade a presença das mulheres foram marcantes e no café poderia ser diferente. Sebastiana Cunha Bueno, esposa do Coronel Henrique da Cunha Bueno, que já era produtor dos grãos em Ipaussu, mesmo com a queda da bolsa de valores em 1929, ela investiu na região da Alta Sorocabana onde a família tinha terras, e fundou duas fazendas de produção cafeeira. Além de administrar as terras, também ia a campo ver a produção.

Café Gelado

Existe alguns países que preferem consumir ele gelado, como é o caso do Japão. Até no Brasil já existem alguns amantes dessa maneira de degustar o café.

Maior coleção de plantas vivas fica em São Paulo

O mais importante banco de germoplasma de café do Brasil fica em Campinas, no interior paulista, onde são preservadas 15 espécies das 126 existentes no mundo. A coleção de plantas vivas é essencial para a realização de estudos – sem elas, não se faz pesquisa e sua manutenção requer muito trabalho e investimento.

Siga Instagram!

Saiba mais!

Deixe um comentário