You are currently viewing Qual a diferença entre café Gourmet e Tradicional?

Qual a diferença entre café Gourmet e Tradicional?

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café, os parâmetros de qualidade dos cafés, são identificados na tabela de Programa de Qualidade do Café. Dentre os selos de qualidade e certificação ABIC, temos dentre outros, o do café tradicional e do café gourmet. Dentre as pontuações, o café tradicional precisa ter uma nota igual ou maior de 4,5 e inferior a 6, já o café Gourmet, é considerado quando tem sua nota igual ou superior a 7,3 e até 10. O café gourmet Up900 tem pontuação acima de 82.

A diferença entre os cafés começa exatamente nos grãos. O café gourmet não permite imperfeições, os grãos precisam ser todos uniformes e 100% arábica. Já no café tradicional não existe esse padrão tão rígido.

Outro diferencial é que todos os cafés gourmet são produzidos acimas de 900 metros de altitude, onde as temperaturas são mais amenas e os cafés consegue amadurecer no tempo certo, adquirindo doçura natural. Ao degustar é possível identificar a sua intensidade, aroma, sabor, acidez, corpo e finalização. O ponto de torra é responsável por essas características.

Saiba mais!

Siga o nosso Instagram e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um comentário