You are currently viewing Importância da água no preparo do café

Importância da água no preparo do café

Você sabia que cerca de 95% no nosso café é composto por água? E que a qualidade e temperatura da água interferem diretamente no sabor e qualidade do café na sua xícara?

Algumas pessoas usam água da torneira, mas não é indicado, pois contém cloro que pode interferir no sabor, mesmo que fervendo a água.

O ideal é utilizar água mineral ou filtrada, são águas mais puras e alguns minerais até podem até ressaltar sabores, como o magnésio que ajuda a extrair sabores mais frutados e o cálcio que acentua as notas mais cremosas.

Além da qualidade da água é preciso a temperatura ideal para a extração de todos os aromas e sabores do café.

O café é composto por sólidos solúveis que precisam de temperaturas altas para diluírem e a temperatura ideal é entre 94° e 96° graus.

Outro fato é que a água não ferve a 100° em todas as regiões, exceto em cidades no nível do mar, mas também depende de algumas variáveis.

A dica é quando a água ferver, desligue o fogo, a ebulição longa elimina o oxigênio que é responsável pela liberação dos componentes aromáticos.

Ferva a água e espere um minuto no máximo para passar o café, a cada minuto a temperatura cai um grau.

Para ter um controle maior da temperatura tenha um termômetro de cozinha ou uma chaleira com termômetro, você também poderá testar diferentes temperaturas, sentir as diferenças e criar sua receita.

Deixe um comentário